quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pedagogia de Montessori

A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, Montessori achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento

6 comentários:

  1. é muito interessante o fato de as crianças
    terem a liberdade de escolherem o material
    que que vão usar na sua aprendizagem, pois
    além de icentivar a imaginação da criança,
    esse metodo também fortalece a autonomia
    do aluno com relação a sua aprendizagem..
    muito bom o blog
    Espero vcs no meu BLOG tb!
    BY: KELY REJANE/GRUPO DO WALDORF

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito interessante esse método, nos leva à abordagem cognitivista. Ainda assim, vejo com certa desconfiança esse método.
    Marcos Costa

    ResponderExcluir
  3. Li um pouco e achei interesante o metado em que o aluno usa individualmente os materiais à medida de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação que tambem vi ontem na apresentaçõa grupo abortagem humanística. e seria interessante se fosse usado esse metado na Faculdade rsrsrsr..

    obs. gostei do bolg (Elizangela grupo Piaget)

    ResponderExcluir
  4. O método de Montessori de dar liberdade a criança de escolher o material a ser utilizado mim chamou muito a atençaõe os principios também que saõ atividade,a individualidade e a liberdade gostei muito. parabéns galera do blog de montessori.



    Aldeniza P. da Silva.

    ResponderExcluir
  5. oi os metodos de ensino para montessori seria mais atraveis dos livros didaticos . é importante mencionar como a criança lhe dá com as atividade desenvolvida na matemática dai é observada a individualidade e a liberdade de se enfluir mais nos saberes de ensino mesmo que ela trabalhou com crianças anormais mais sempre dedicou a educação.

    ResponderExcluir
  6. Deixe-se bem claro, que essa liberdade que Montessori fala, é a liberdade de onde se começar a trabalhar, mas a criança devera trabalhar em todos os centros de aprendizagem ( matematica, sensorial,linguegem,artes,etc)utilizando os materiais concretos, distribuidos harmonicamente em cada centro.

    ResponderExcluir