Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças anormais, na clínica da universidade citada acima.
Nessa época, Séguin era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori tomou as idéias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudo à França e a Inglaterra.
Montessori mudou os rumos da educação tradicional, que dava maior privilégio à formação intelectual. Emprestou um sentido vivo e ativo à educação. Destacou-se pela criação de Casas de Crianças, instituições de educação e vida e não apenas lugares de instrução.
Voltando para a Itália, passou a se dedicar à formação de professores para a educação de anormais. Ela observava muito e por isso descobria defeitos das escolas comuns e começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimentos utilizados na educação dos anormais.
O movimento da educação nova, na Itália, começou com a Dra Maria Montessori e suas Casas das Crianças. Elas não visavam à instrução somente, mas eram locais de educação e de vida; realizavam, enfim, a educação completa da criança. A primeira "Casa dei Bambini", como era chamada na Itália, foi fundada em Roma, em 1907.
O método Montessori foi um dos primeiros métodos ativos quanto à criação e aplicação, seu principal objetivo são as atividades motoras e sensoriais visando, especialmente, à educação pré-escolar, trabalho também estendido a segunda infância.
Fonte : http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per02.htm
Comentário postado pela aluna Jhennyffer G. dos S. B. de Castro
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pessoal é muito bom pesquisar sobre essa escritora.....Aliás é mais conhecimento para nós que estamos a caminho de Educadores.
ResponderExcluirCiany Raquel.
ResponderExcluirtive a curiosidade de ler algumas coisas sobre Maria Montessori,e vi que os princípios fundamentais do sistema montessori são:a Atividade ,a Individualidade e a Liberdade .
Por isso, nas escolas Montessorianas,o espaço interno é previamente orientado e preparado com o objetivo de permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal.
Gostei muito do ramo de estudo de Maria Montessori. Interessante!!!
ResponderExcluirVou ler mais sobre ela, pois o assunto interessou-me...[
Toda a vida de Maria Montessori se orientava agora para a educação dos anormais; tomava conhecimento de tudo quanto se ia publicando em Itália e no estrangeiro sobre pedagogia, aproveitava todas as sugestões que se lhe afiguravam úteis, prosseguia infatigavelmente as suas experiências com os alunos do internato; mostrava aos candidatos a professores como a tarefa que empreendiam era das mais nobres que alguém pode tomar sobre si, como a caridade, o espírito de sacrifício, a atenção, o íntimo entusiasmo, o optimismo e o zelo pelo trabalho formam o indispensável fundamento em que vêm assentar os conhecimentos e preceitos; já desde então lhe surge no espírito o pensamento de que na escola não ganham só os alunos, mas também os mestres, e de que a educação não é, como se julgara até aí, um jogo unilateral: se a escola é boa, a personalidade do mestre deve também enriquecer-se ao contacto da do aluno, mesmo que se trate de anormais, e, como veremos, sobretudo se se trata de anormais.
Estou fazendo curso de formacao de professores, tenhoq fazer um trabalho sobre ela e achei mt interessante sua historia e seu metodo.
ResponderExcluir